terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CLAREAMENTO DENTAL!!!

Hoje eu vou escrever um pouco sobre clareamento dental!!!
Existem 3 tipos de clareamento: Caseiro ( com o uso de moldeiras, utilizado em casa ), Clareamento de consultório ( utilizando ou não a luz Laser, realizado no consultório ), ou Clareamento Misto ( usando moldeiras e gel em casa mais aplicações de consultório ).
Clareamento caseiro:
Moldeira de clareamento caseiro
Este tipo de clareamento possui um resultado final excelente, com custo reduzido. Utilizando as moldeiras carregadas com gel de clareamento por um tempo determinado conseguimos oxidar os pigmentos internos no dente  deixando-os muito claros. Mas nem tudo são flores, para esta técnica é preciso dedicação, é necessário usar o gel TODOS os dias em média por duas horas e meia, durante mais ou menos trinta dias. É comum que o paciente sinta uma certa sensibilidade durante o clareamento e ao término  esta sensibilidade sumirá!


Aplicação do laser
Clareamento de consultório:
Esta técnica pode ou não  utilizar o laser odontológico, com resultados modestos! Ao meu ver a indicação desta técnica é para situações em que o paciente não aceita o uso das moldeiras em casa ou para casos onde precisamos apenas melhorar a coloração dos dentes ( manutenções de clareamento, pessoas  que não querem ficar com dentes muito brancos, clareamento de apenas alguns dentes pois podemos controlar melhor onde está o gel.)

Clareamento de consultório
Com o auxílio de um abridor de boca ( arco branquinho na foto ao lado ), aplicamos uma proteção na gengiva, no contorno dos dentes  e em seguida aplicamos o gel de clareamento que possui uma concentração muito alta. Em geral é feito de 2  a 5 aplicações, uma vez por semana. Possui custo mais elevado.

Clareamento misto:
Esta técnica nada mais é que a união dos outros dois clareamentos! O caseiro e o de consultório. Utilizo um gel de apenas 30min para o uso caseiro e  as aplicações de consultório são feitas uma vez por semana. A técnica possui um resultado excelente em menos tempo que o clareamento caseiro diminuindo a sensibilidade  e o desconforto do uso das moldeiras por períodos longos. Possui custo mais elevado.
Túbulos dentinários
Clareamento NÃO CAUSA dano algum ao dente. Todo gel de clareamento é a base de água oxigenada, o oxigênio liberado entra nos tubinhos de que são formados os dentes e oxidam os pigmentos. Dentes com canal tratados não clareiam da mesma forma que dentes vivos. O clareamento acontece apenas em dentes naturais, restaurações e próteses ( dentes de porcelana, facetas, resinas ) não clareiam, por isso o clareamento deve ser realizado no inicio do tratamento para não haver diferença de cor das restaurações!!! Os dentes nunca mais voltarão a mesma que eram antes do clareamento mas pode ser necessário uma manutenção do clareamento de tempo em tempo, varia para cada pessoa. Em média a cada 18meses. Para a manutenção é possível fazer uma aplicação de consultório ou utilizar uma semana de clareamento caseiro.
Foto de microscopia eletrônica da dentina... olha os tubinhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário