sábado, 25 de fevereiro de 2012

IMPLANTE COM CARGA IMEDIATA!

Ontem, primeira sexta feira depois do carnaval, estávamos empolgados na Clinica e fotografamos um caso que fizemos para colocar no blog... fresquinho!!! hehe
Bom, este é um caso de implante com carga imediata... colocamos os implantes de manhã e no final da tarde instalamos os dentes provisórios sobre os implantes ( esperaremos  4 meses para fazer os dentes definitivos ). 
Foto inicial
 Paciente com ausência dos prés molares e molares inferior esquerdo, e com dentadura superior ( que minimiza muito a força da mastigação sobre os implantes.) chegou ao consultório querendo dentes o mais rápido possível, após analise da radiografia panorâmica selecionamos implantes com diâmetro de 4mm  por 13mm de altura ( são implantes grande), dentro desta situação optamos pela técnica de implante com carga imediata, o paciente está sempre ciente de todas as restrições necessárias para que o caso saia de forma correta até o final da osseointegração ( nesta situação, 4 meses). Tudo preparado, fomos a cirurgia. Instalamos os 3 implantes e moldamos suas posições  para confecção dos provisórios ( foto abaixo ).
Postes de moldagem dos implantes
 A partir desta moldagem, criamos o modelo em que o laboratório de prótese faria os dentes provisório.
Modelo em que foi feito os dentes provisórios
No final da tarde, o laboratório nos entregou os dentes para serem instalados no paciente. Notem que os dentes estão unidos para dar estabilidade aos implantes, impedimos assim qualquer movimentação dos implantes, que levaria a perda de algum deles. A distribuição de força fica distribuída nos 3 implantes, um ajudando a segurar o outro!
Modelo com dentes provisórios
 No retorno do paciente ao consultório no fim do dia ele nos relatou não ter sentido dor nem desconforto, não havia edema também ( ele fez as devidas compressas com gelo recomendada ).
Dentes instalados no paciente
Após a instalação dos provisórios sobre implante ainda fizemos a restauração de um dente fraturado e passamos todas as recomendações ao paciente, que saiu feliz da vida de dentes novos!!!



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CLAREAMENTO DENTAL!!!

Hoje eu vou escrever um pouco sobre clareamento dental!!!
Existem 3 tipos de clareamento: Caseiro ( com o uso de moldeiras, utilizado em casa ), Clareamento de consultório ( utilizando ou não a luz Laser, realizado no consultório ), ou Clareamento Misto ( usando moldeiras e gel em casa mais aplicações de consultório ).
Clareamento caseiro:
Moldeira de clareamento caseiro
Este tipo de clareamento possui um resultado final excelente, com custo reduzido. Utilizando as moldeiras carregadas com gel de clareamento por um tempo determinado conseguimos oxidar os pigmentos internos no dente  deixando-os muito claros. Mas nem tudo são flores, para esta técnica é preciso dedicação, é necessário usar o gel TODOS os dias em média por duas horas e meia, durante mais ou menos trinta dias. É comum que o paciente sinta uma certa sensibilidade durante o clareamento e ao término  esta sensibilidade sumirá!


Aplicação do laser
Clareamento de consultório:
Esta técnica pode ou não  utilizar o laser odontológico, com resultados modestos! Ao meu ver a indicação desta técnica é para situações em que o paciente não aceita o uso das moldeiras em casa ou para casos onde precisamos apenas melhorar a coloração dos dentes ( manutenções de clareamento, pessoas  que não querem ficar com dentes muito brancos, clareamento de apenas alguns dentes pois podemos controlar melhor onde está o gel.)

Clareamento de consultório
Com o auxílio de um abridor de boca ( arco branquinho na foto ao lado ), aplicamos uma proteção na gengiva, no contorno dos dentes  e em seguida aplicamos o gel de clareamento que possui uma concentração muito alta. Em geral é feito de 2  a 5 aplicações, uma vez por semana. Possui custo mais elevado.

Clareamento misto:
Esta técnica nada mais é que a união dos outros dois clareamentos! O caseiro e o de consultório. Utilizo um gel de apenas 30min para o uso caseiro e  as aplicações de consultório são feitas uma vez por semana. A técnica possui um resultado excelente em menos tempo que o clareamento caseiro diminuindo a sensibilidade  e o desconforto do uso das moldeiras por períodos longos. Possui custo mais elevado.
Túbulos dentinários
Clareamento NÃO CAUSA dano algum ao dente. Todo gel de clareamento é a base de água oxigenada, o oxigênio liberado entra nos tubinhos de que são formados os dentes e oxidam os pigmentos. Dentes com canal tratados não clareiam da mesma forma que dentes vivos. O clareamento acontece apenas em dentes naturais, restaurações e próteses ( dentes de porcelana, facetas, resinas ) não clareiam, por isso o clareamento deve ser realizado no inicio do tratamento para não haver diferença de cor das restaurações!!! Os dentes nunca mais voltarão a mesma que eram antes do clareamento mas pode ser necessário uma manutenção do clareamento de tempo em tempo, varia para cada pessoa. Em média a cada 18meses. Para a manutenção é possível fazer uma aplicação de consultório ou utilizar uma semana de clareamento caseiro.
Foto de microscopia eletrônica da dentina... olha os tubinhos!


sábado, 11 de fevereiro de 2012

ANTES E DEPOIS 2 !!!!!

Muito bem pessoal, o "antes e depois" venceu a enquete, então aqui vai!!!
Hoje vou colocar um caso maior!!
Foto inicial da paciente
Foto final do tratamento
Nesta paciente ( muito querida por sinal), fizemos uma reabilitação! Começamos com tratamento da gengiva ( raspagem ) e então lançamos mão de um clareamento de consultório, como os dentes dela tem o tom cinza  foi um pouquinho mais difícil conseguir um bom clareamento.
Foto inicial lado direito

Então extraímos alguns dentes que estavam sem a possibilidade de tratamento e instalamos implantes! A partir daí começamos a tratar os canais que estavam com problemas para podermos colocar os Núcleos ( pecinhas que são cimentadas dentro do canal e ajudam a sustentar as coroas de porcelana) e os  dentes provisório. Nesta altura do campeonato, os implantes inferiores já puderam receber os provisórios facilitando em muito a mastigação.
Foto inicial lado esquerdo

Um fato muito importante a partir daqui, conseguimos estabilizar a altura da mordida e dessa forma poderíamos reconstruir os dentes anteriores (os dentes da frente ). Nesta etapa já havia passado muito tempo e uma nova raspagem ( limpeza) foi realizada. O implante superior já estava cicatrizado, então colocamos um provisório nele também. As coroas de porcelana começaram a ser instaladas. Com as porcelanas terminadas começamos a parte de Resina ( massinha da cor dos dentes ) que foram aplicadas nos dentes anteriores  alongando-os e melhorando a estética. A propósito, uma coisa que  ajudou bastante, a paciente tinha uma foto de quando era jovem e os dentes apareciam muito bem. Foi uma bela referência!!
Bom, depois de 18 meses de tratamento, conseguimos este resultado...

Foto final do tratamento lado direito

Foto final do tratamento lado esquerdo
Reabilitações, são demoradas e necessitam de paciência por parte do paciente ( o nome já diz tudo, "paciente" ). Mas podemos ver a diferença no final! Agradeço muito a paciente que autorizou a postagem das fotos mas também pela confiança no trabalho! A amizade se tornou inevitável graças a Deus!!!!