quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Implantes parte 1




Este assunto precisará ser dividido para ficar legal, é muita informação. Hoje vou falar um pouco sobre as características dos implantes. Você já ficou imaginando como é um implante? Qual o tamanho, formato? Bom, ao longo do tempo, desde que o implante moderno foi criado em 1967 por um médico sueco chamado Per-Ingvar Brånemark, ele já mudou algumas vezes seu formato e a forma de ser colocado no osso.
Formato de parafuso para facilitar a inserção e aumentar a área

 Para o implante ser instalado, precisamos ter espessura e altura de osso. O implante mais fininho fabricado hoje é de 3.3mm de diâmetro e o mais grosso 7mm de diâmetro a altura irá variar entre 5mm e 18mm. Quanto maior  o implante melhor, já que com o passar do tempo o osso que segura o implante pode diminuir lentamente e se seu implante tiver 5mm e perder 2mm de osso ao redor sobrará somente 3mm  dentro do osso. O tamanho e a espessura servem para dar resistência e durabilidade ao tratamento. O dente que será colocado fará muita força sobre o implante.
Implante de hexágono externo
Nesta foto é possível ver onde é parafusado o futuro dente, é naquele buraquinho com rosca dentro do implante. Isto torna possível uma infinidade de tratamentos, inclusive para reabilitar por exemplo um paciente que precisa de uma prótese ocular ( paciente que por algum motivo perdeu um olho ), uma prótese da mão ou de uma orelha. Bastante versátil, os implantes quando bem empregados trazem uma conforto e estética ao paciente. Somente quem perdeu algum dente, ou todos eles,  para saber a dificuldade de não tê-los mais. 

Um comentário:

  1. Oi Vinicius, parabéns pelo blog!
    Achei muito legais as curiosidades sobre os implantes, feitos (ainda que de modo rudimentar, como comentaste) desde a pré-história.
    Gostei muito, um abraço!
    Marília.

    ResponderExcluir