domingo, 22 de abril de 2012

TROCA DE FRALDAS E ENXERTOS!!

Já estava com saudade de postar no blog! Depois de algum tempo e algumas fraldas trocadas, sim, já aprendi a trocar fraldas e já estou craque em dar banho... vamos falar de enxertos. Existem alguns tipos de enxertos e vários materiais para enxertia, vou falar hoje em enxerto de seio maxilar ( este enxerto é feito quando há a necessidade ganhar altura na região posterior do arco superior,  em região de prés molares e molares). Para instalarmos implantes precisamos de duas situações básicas: ALTURA E ESPESSURA de osso. Quando não temos estas condições somos obrigados a lançar mão dos enxertos!

Seio maxilar direito
Para enxerto de seio maxilar, geralmente, é usado 3 tipos de materiais para enxertia: Osso do próprio paciente ( é necessário fazer 2 cirurgias, uma para o lugar onde vamos retirar o osso e outra onde vamos colocar o osso. A quantidade de osso também fica restrita  ) Osso do banco de óssos ( muito boa opção, nesta escolha temos quantidade ilimitada de osso, excelente aceitação do nosso organismo e fazemos apenas 01 cirurgia, o lado ruim é que existe o custo do banco de ossos) e Osso liofilizado bovino ( é um pozinho de osso bovino desidratado próprio para enxerto. Com quantidade ilimitada sem área doadora e excelente resultado final sem custo a mais para o paciente). Para realizarmos a técnica, anestesiamos o paciente, abrimos uma janelinha na região que ficariam as raízes dos dentes e colocamos o nosso material de enxertia ganhando altura. Após a cicatrização, que leva de 6 a 8 meses, instalamos os implantes e aguardamos mais 6 meses para a cicatrização dos implantes. A pior parte dos enxertos é sempre o tempo que leva para cicatrização, osso demora para se formar.
Enxerto de seio maxilar
Extração,  durante a cicatrização perdemos altura óssea. Enxerto e implantes para resolver o problema

Enxertos são cirurgias delicadas, com custo um pouco mais alto mas que no final das contas nos possibilita a instalação de implantes. Com os devidos cuidados de esterilização, os cuidados cirúrgico, e o paciente seguir a risca as recomendações pós cirúrgicas, o paciente não sentirá dor. Edema ( inchaço ) é normal, então após as cirurgias, geralmente, agendamos 3 sessões de drenagem linfática facial com um excelente resultado. 
Área cinza claro representa o enxerto
Os enxertos podem ser feitos a partir do 18 anos,a cirurgia  dura em media 90 minutos e algumas vezes existe a possibilidade de se fazer o implante e o enxerto ao mesmo tempo beneficiando o paciente em 6 meses de espera da cicatrização do implante. Os enxertos nos propiciam a condição necessária para a instalação dos implantes.