quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Diferenças...


MINI IMPLANTES

Vamos ver hoje as diferenças entre mini implantes e implantes. São duas coisas completamente diferentes, uma serve para ficar temporariamente (mini implantes) e os implantes servem para durar muitos anos .Os mini implantes  não ficam osseointegrado ( aderidos no osso ), também não serve para apoiar qualquer tipo de prótese mas serve para fazer movimentações  dos dentes ( ortodontia ).  Podem ser colocados em várias regiões da maxila e da mandíbula ou até mesmo no céu da boca, normalmente para instalá-los NÃO utilizamos brocas, apenas uma chave que insere o mini implante.  Podemos trocar os mini implantes de lugar conforme a necessidade do ortodontista. Basta uma simples anestesia local, suficiente para amortecer a gengiva no pontinho em que o mini implante ficará. O parafusinho é instalado rapidamente, 15 minutos bastam para o procedimento. Quando o tratamento ortodôntico terminar, basta retirar o mini implantes.

Implante apoiando um dente de porcelana!

Os implantes possuem a função de segurar dentes protéticos, dentes de porcelanas, acrílico ou dentaduras, basicamente eles fazem o papel de uma raiz de dente, só que artificial. Eles NÃO podem ser trocados de lugar, pois ficam osseointegrados, a instalação dos implantes é quase tão simples quanto a dos mini implantes, mas requerem alguns cuidados a mais que tornam o procedimento um pouco mais demorado. O tamanho e diâmetro dos implantes e mini implantes são muito diferentes, porque suas funções são diferentes.

Com o avanço da implantodontia, percebemos que poderíamos utilizar parafusos semelhantes aos implantes para auxiliar a ortodontia, você já ouviu alguém falar que adorava usar aquele aparelho extra oral ( aquele que ficava por fora da boca)??? Pois é, a odontologia busca  sempre agilizar, melhorar estética e praticidade dos tratamentos.
O terror de muita gente, aparelho extra oral!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Solução simples!

Vamos para mais uma postagem. Hoje vamos ver que com uma solução simples podemos resolver de forma rápida um sério problema, o de não sorrir!!! Utilizando resinas composta ( massinha da cor do dente ) é possível conseguir estética facilmente. Esta paciente chegou ao consultório com os dois incisivos fraturados ( segundo ela, a fratura havia acontecido há 3 anos, após um uma cabeçada do irmão mais novo... me abisma muito o dentista dela na época não ter feito a restauração pois achava que a resina cairia logo. Ela conformada, parou de sorrir. Sua auto estima era muito baixa desde então. ) perguntando o que poderia ser feito, já que  uma amiga havia sugerido a ela fazer 2 "Pivot", duas coroas de porcelana. Como a fratura não era muito grande, havia bastante remanescente dental e a paciente era bastante jovem a indicação obvia é a de utilizarmos resina composta. Em uma consulta foi possível realizar as duas restaurações. A indicação para coroas de porcelana ( os "Pivots") seria radical demais já que havia bastante dente, a fratura era pequena, o numero de consultas para realizar o tratamento com porcelana subiria para 8... nem vou falar do custo, as resinas saíram por aproximadamente 10% do valor das coroas de porcelana. Todo tratamento possui mais de uma opção para sua resolução, a indicação do profissional deve ser criteriosa, avaliando o custo benefício para o paciente. O dentista deve propor e explicar as diversas formas de tratamento ao paciente para somente depois disso definir individualmente a cada um a melhor solução. Esta paciente saiu feliz da vida após 3 anos disfarçando seu sorriso. Nos retornos de acompanhamento ela já relatou a satisfação de poder sorrir sem se preocupar com sua aparência.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Curiosa história dos implantes!!

FELIZ DA VIDA por ter terminado a especialização, monografia apresentada, vamos  começar a postar!!!!
Conchas no lugar de dentes, se  moda pega!!!

Dentes Maia com jóias encrustadas ( deve ter doído )
Hoje vou falar um pouquinho sobre algumas curiosidades implantodônticas de antigamente, bem antigamente. Por volta de 600 d.C algum indivíduo que perdeu seus dentes resolveu tentar colocar pedaços de conchas no lugar. E deu certo!! Conchas são feitas de cálcio e nosso organismo aceita muito bem esse tipo de substância. O sortudo conseguiu ficar com os pedaços das conchas osseointegrados como são nosso implantes de hoje, sem esterilização, sem cuidado nenhum. Temos certeza que a pessoa não morreu de infecção causada por aqueles caquinhos do mar na boca exatamente porque eles estão colados no osso, para isso acontecer levaria pelo menos 3 meses.  Os implantes dentários não são recentes., há referências em textos da medicina chinesa sobre reimplantes dentários em 3.216 a.C..Na história temos reimplantes dentários citados por Hipócrates (460 – 355 a.C.) e Etruscos (Século III a.C. No período antigo ocorrido  a.C até 1000 d.C , foram feitas as primeiras tentativas nas dinastias egípcias e nas culturas pré-colombianas (maias, astecas, incas) e os materiais mais usados eram pedras preciosas, conchas e dentes de animais ou dentes esculpidos em marfim.
DUVIDAS OU COMENTÁRIOS, ESCREVA PARA MEU EMAIL: colageno@brturbo.com.br